Conheça o Programa PIS

Se você está precisando de um dinheiro extra, especialmente, para pagar uma conta atrasada, ou quitar uma dívida, este conteúdo é para você. Ao longo deste artigo, iremos trazer as principais informações referentes ao PIS. Confira:

O que é o PIS?

A sigla PIS, refere-se ao Programa de Integração Social, que foi criado em 1970, com o objetivo de dar direito ao trabalhador de receber um seguro-desemprego e um abono salarial anualmente.

O PIS também é conhecido como o 14º salário, justamente, pelo fato do trabalhador ter direito a receber este benefício anualmente. O valor pago, não ultrapassa o salário-mínimo, sendo proporcional ao tempo de trabalho.

Como funciona o PIS?

O PIS pode ser definido como uma contribuição tributária realizada pelas empresas da rede privada, onde, através deste fundo, os funcionários recebem benefícios como seguro desemprego e FGTS. É importante não confundir com o PASEP, que apesar de semelhantes, este se destina aos servidores públicos.

Os valores pagos aos trabalhadores que possuem direito ao benefício do PIS, são retirados do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que além do abono salarial, cobre também, os custos do seguro desemprego.

Quais são os principais benefícios do PIS?

Recebido anualmente – O PIS é um benefício no qual o trabalhador possui o direito de receber anualmente, por isso, é considerado também um 14º salário.

Não há desconto ao trabalhador – O trabalhador não sofre nenhum tipo de desconto (além daqueles descontos convencionais) para que seja pago o benefício.

Acesso a diversos benefícios por meio do PIS – É possível receber diversos benefícios como o abono salarial, o seguro desemprego, o FGTS, entre outros.

Utilização livre do valor recebido – Após receber o valor pago pelo PIS, você pode utilizar como quiser, não havendo nenhum tipo de especificação de destino.

Idosos e aposentados também possuem direito ao benefício – Os idosos (com mais de 60 anos) e os aposentados não ficam de fora, e também podem receber o benefício, assim como as pessoas com invalidez, os reservistas da Polícia Militar, e os portadores de neoplasia maligna.

A quem se destina o PIS?

O PIS se destinada aos trabalhadores da rede privada, que recebam até dois salários-mínimos mensais, no corrente, possuir o cadastro PIS há pelo menos 5 anos, ter assinado a carteira e ter contribuído por pelo menos 30 dias no corrente ano, ter tido os dados corretamente repassados pelo empregador ao governo, através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

Outras pessoas que também podem receber o benefício:

Aposentados; 

Idosos maiores de 60 anos; 

Pessoas com invalidez;

Reservistas da Polícia Militar;

Portadores de neoplasia maligna.

Confira o calendário de pagamentos para este ano (2024)

Nascidos em novembro – 15 de agosto

Nascidos em dezembro – 15 de agosto

Nascidos em março – 15 de abril

Nascidos em abril – 15 de abril

Nascidos em maio – 15 de maio

Nascidos em junho – 15 de maio

Nascidos em julho – 17 de junho

Nascidos em agosto – 17 de junho

Nascidos em setembro – 15 de julho

Nascidos em outubro – 15 de julho

Como receber o PIS?

Existem algumas formas nas quais você pode estar recebendo o pagamento referente ao seu PIS. Separamos as principais formas e trouxemos para você conferir:

Pelo aplicativo do FGTS

Passo 1: Faça login no aplicativo do FGTS com CPF (devem estar previamente cadastrados);

Passo 2: Em seguida, clique na mensagem ‘você possui saque disponível’;

Passo 3: Selecione a opção ‘solicitar o saque do PIS/PASEP’;

Passo 4: Verifique seus dados e confirme o saque;

Passo 5: Pronto, agora é só aguardar o processamento e a confirmação do pagamento.

Pelo aplicativo Caixa Tem

Passo 1: Acesse o aplicativo com CPF e senha  (Deve estar previamente cadastrados);

Passo 2: Marque o captcha com a opção ‘não sou um robô’;

Passo 3: Vá até a lista de serviços e selecione a opção ‘abono salarial’;

Passo 4: Confira o valor disponível;

Passo 5: Para sacar basta realizar a transferência via Pix ou pagamento de boleto.

Agora que você já tem todas as informações referente ao PIS, não perca tempo e solicite já o seu benefício, para quem você possa aproveitar da melhor maneira.

[elementor-template id=”709″]