Conheça o Programa FIES

Se você chegou até aqui, certamente, está querendo saber um pouco mais sobre como funciona o FIES, e como o financiamento oferecido pelo programa pode te auxiliar a ingressar em um Instituição de Ensino Superior. Por isso, desenvolvemos um artigo completo para que você conheça melhor o FIES. Confira:

O que é o FIES?

O FIES, é o Fundo de Financiamento Estudantil, que foi criado em 1999 pelo Governo Federal, e o principal objetivo é promover o acesso às Instituições de Ensino Superior (IES), através de um financiamento concedido pelo próprio Governo Federal. Este financiamento é concedido para estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação. 

O programa pode financiar parcialmente, ou até 100% do valor de encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino com adesão ao FIES, de acordo com a renda familiar mensal bruta do estudante e da forma como essa renda se compromete com o pagamento da mensalidade.

Como funciona o FIES?

Conforme colocamos no tópico acima, o programa FIES funciona como um sistema de crédito educativo, no qual o estudante selecionado para receber o benefício, obtém um financiamento para custear sua graduação. Ou seja, durante o período de estudos, o aluno paga apenas uma pequena parte da mensalidade, em alguns casos, o valor da mensalidade é totalmente custeado pelo governo.

Os financiamentos do FIES têm juros subsidiados e condições de pagamento facilitadas, isso faz com que o acesso ao ensino superior se torne mais acessível para os estudantes de baixa renda. O Ministério da Educação (MEC) é o responsável por gerenciar todas as etapas e processos referentes ao programa, que conta com a colaboração de IES privadas de todo Brasil. 

Quais são os principais benefícios do FIES?

Acesso facilitado ao ensino superior – Através do FIES, fica mais fácil para que estudantes de baixa renda consigam ingressar em uma Instituição de Ensino Superior.

Boa qualidade de ensino – Mesmo que seja um financiamento oferecido para famílias de baixa renda, a qualidade de ensino das instituições nas quais o programa FIES atende, é excelente.

Condições de pagamento favoráveis – São diversas e flexíveis condições de pagamento para os financiamentos, o que facilita o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior.

Incentivo à qualificação profissional – Além de contribuir para a formação acadêmica daquele estudante, o FIES contribui também para a formação de profissionais qualificados, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico do país.

Redução das desigualdades educacionais – Graças a todo esse sistema de auxílio e suporte financeiro, o FIES promove a redução das desigualdades educacionais, onde estudantes que não teriam condições de estarem estudando em uma instituição de qualidade, conseguem ter acesso ao ensino.

A quem se destina o FIES?

O Programa FIES destina-se para estudantes que tenham concluído o Ensino Médio, e que desejam ingressar em uma Instituição de Ensino Superior. Normalmente, são priorizados estudantes de baixa renda, que não possuem condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades.

Requisitos principais para participar do FIES:

1- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, de 2010, até a última edição antes de solicitar o financiamento, ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e não ter zerado a redação;

 2- Ter realizado e sido selecionado pelo processo seletivo do FIES, realizado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação;

3-  Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, que não ultrapasse 3 (três) salários mínimos.

Como ser atendido através do FIES?

Para participar do Programa FIES, o estudante interessado deve seguir alguns passos:

1º Passo: Realizar a inscrição através do SisFIES;

2º Passo: Após realizar a inscrição, será feito o processo seletivo, caso você seja selecionado pelo MEC, deverá procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino para que seja verificado e comprovada as informações, receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora em que contratará o seguro prestamista.

3º Passo: Por fim, será necessário que o estudante, ​​ procure a agência CAIXA mais próxima para que um agente confira a documentação e insira as informações no sistema. Feito isso, será emitido o contrato para verificação e assinatura.

Documentos necessários para participar do FIES:

Aluno – Documento de Regularidade de Inscrição – DRI (facultativo), Identidade, CPF, Certidão de Casamento, caso seja casado e Comprovante de Residência.

Fiador – Identidade, CPF, Certidão de Casamento, caso seja casado, Comprovante de Residência e Comprovante de Rendimentos.

[elementor-template id=”709″]