Conheça o Programa Cisternas

O que é o programa Cisternas?

O programa Cisternas, é uma iniciativa do governo federal, que foi criado em 2003, com o objetivo de combater os efeitos da seca e proporcionar acesso à água potável em áreas rurais. Ele consiste na implantação de tecnologias sociais de captação de água da chuva com a finalidade de apoiar a produção agrícola e a criação de pequenos animais, além do abastecimento para famílias que sofrem com a seca.

São construídas diversas cisternas, que possuem capacidade para armazenar água suficiente para atender às necessidades básicas de consumo humano e doméstico das famílias beneficiadas, especialmente durante os períodos de estiagem prolongada.

Além da tecnologia disponibilizada para auxiliar na captação de água potável, o programa Cisternas contribui também para a produção agrícola. A família recebe um conjunto de materiais para produção (como sementes, mudas, carro de mão) e capacitação.

Como funciona o programa Cisternas?

O programa funciona por meio de parcerias entre o governo federal, estadual e municipal, onde possuem o objetivo de levar água potável para famílias que ficam situadas em áreas que não possuem acesso à água potável, ou que sofrem com a falta d’água. As cisternas são construídas de acordo com especificações técnicas que garantem a captação, armazenamento e conservação adequados da água da chuva.

Em linhas gerais, a implementação das tecnologias envolve pelo menos as seguintes etapas/atividades:

Mobilização social – Onde é realizado todo o processo de escolha das comunidades envolvidas e mobilização dos beneficiários.

Processo formativo – Nesta etapa, os beneficiários são instruídos sobre cada cada tecnologia e suas especificações para capacitação e gestão da água e da tecnologia. Os materiais didáticos utilizados são produzidos com linguagem simples e ilustrações, favorecendo a compreensão dos processos envolvidos.

Processo construtivo – É a etapa voltada para a construção e montagem das estruturas de captação, armazenamento e distribuição da água. Esta etapa pode ser realizada tanto por meio dos beneficiários, com a contratação de seus próprios pedreiros, quanto por pedreiros indicados pelo próprio programa.

Quais são os principais benefícios do programa Cisternas?

Acesso à água potável O programa Cisternas proporciona para os que são beneficiados por este sistema, uma fonte segura de água potável para consumo humano, melhorando significativamente as suas condições de vida.

Segurança hídrica – Através do programa Cisternas, o abastecimento de água é garantido mesmo durante os períodos de seca, fazendo com que seja reduzida a vulnerabilidade das comunidades à escassez hídrica, além de mitigar os impactos da estiagem na região.

Igualdade no abastecimento – Todas as famílias que são beneficiadas pelo programa cisternas recebem a água em suas residências de maneira igualitária.

Sustentabilidade ambiental – Ao utilizar a água da chuva como principal fonte de abastecimento, o programa Cisternas contribui para que haja a conservação dos recursos hídricos, promovendo também práticas sustentáveis de manejo da água.

Fortalecimento comunitário – O programa envolve as comunidades locais em absolutamente todas as etapas do processo, desde a seleção das famílias beneficiadas, até mesmo, a gestão e manutenção das cisternas, promovendo a autonomia das comunidades.

A quem se destina o programa Cisternas?

O Programa Cisternas se destina às famílias que vivem em áreas rurais, especialmente, no semiárido nordestino, que enfrentam dificuldades de acesso à água potável devido à falta de infraestrutura hídrica na região. Sendo assim, encontram neste programa uma das poucas oportunidades de obterem água potável. 

Geralmente, são priorizadas no atendimento realizado através do programa Cisternas, as famílias em situação de extrema pobreza e, que por não possuírem acesso à água potável, acabam dependendo de fontes de água não potável, como poços rasos e barreiros, onde a maioria seca durante os períodos de seca.

Como ser atendido através do programa Cisternas?

Para ser atendido através do programa Cisternas, você deve seguir os seguintes critérios:

1º Critério: Estar inscrito no CadastroÚnico (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal;

2º Critério: Ser morador de área rural;

3º Critério: Não possuir abastecimento de água, ou ter acesso precário à água de qualidade;

4º Critério: Dispor de um local para a implementação das tecnologias que compõem o sistema de captação de água.

Caso você atenda a estes critérios citados acima, basta procurar os órgãos responsáveis por atendimentos sociais da sua região, e solicitar ser inserido no programa. Será feita uma avaliação do seu pedido e, caso seja aceito, informará as etapas posteriores.

Vale ressaltar que outros critérios podem ser estabelecidos e cobrados pelos órgãos responsáveis pela regulamentação e controle do programa. Estes serão informados para cada solicitante que desejar se tornar beneficiário do programa Cisternas.

[elementor-template id=”709″]