Se você chegou até aqui, certamente, está buscando por mais informações sobre este programa social que beneficia inúmeras famílias brasileiras, proporcionando diversos tipos de tratamento odontológico gratuitamente.
Não se preocupe, iremos te explicar detalhadamente como funciona este programa, e claro, o que você precisa fazer para participar do programa, quem tem direito a participar, quais são os serviços oferecidos, entre outras informações. Confira:
O que é o Brasil Sorridente?
Como o próprio nome já remete, o Brasil Sorridente, é um programa social que visa cuidar da parte bucal da população brasileira O diferencial do programa é que ele propicia diversos tipos de tratamento, que custam caro em clínicas em consultórios particulares, totalmente gratuitos e de maneira acessível à população.
O programa foi criado em 2004, e segundo informações do Ministério da Saúde, já foram atendidos mais de 80 milhões de brasileiros e, a meta, é que neste ano (2024) atinja 62,5% da população brasileira.
Como funciona o programa Brasil Sorridente?
Resumidamente, é possível receber um atendimento odontológico de maneira gratuita, onde é possível realizar desde consultas simples, até procedimentos de maiores complexidades, tudo 100% gratuito, através da rede pública de saúde.
Um grande diferencial do programa é que o cidadão consegue realizar o atendimento por meio físico normal, indo até uma unidade de saúde, e também de modo digital, através do atendimento online pelo aplicativo do ConectSUS.
Para o atendimento online, é bem simples, basta acessar, ou baixar o app do ConectSUS, que está disponível nas principais plataformas de aplicativos, realizar o seu cadastro, ou login, e acessar a opção ‘Rede de Saúde’. Dentro deste menu, você terá acesso aos diversos serviços oferecidos pelo SUS, inclusive, a área de ‘Saúde Bucal’, que é por onde você terá acesso a todas as informações do programa e poderá realizar o seu atendimento. Por lá, você também consegue verificar quais locais dispõe do atendimento através deste programa.
Quais são os principais benefícios do programa Brasil Sorridente?
Tratamento odontológico 100% gratuito – Sim, através do programa Brasil Sorridente, você consegue ter acesso a um tratamento odontológico totalmente gratuito, e o melhor, voltado para a sua necessidade.
Acessível para toda a população – O programa visa atingir toda a população brasileira, inclusive, a mais carente, que possui prioridade no atendimento e tratamento.
Atendimento online – É possível realizar o seu atendimento online, através do aplicativo do ConectSUS, uma facilidade incrível, onde você consegue ter um diagnóstico sem sair de caso e, eventualmente, se necessário for, se dirigir a uma unidade de saúde com um pré-atendimento.
Variedade de serviços oferecidos – São diversos serviços oferecidos dentro do programa social, por exemplo, limpeza, extrações, restaurações, aplicações de flúor, biópsias, endodontia, diagnóstico bucal (voltado para o câncer de boca), entre outros diversos serviços.
Disponível em diversos estados – O programa Brasil Sorridente está disponível em diversos estados e cidades espalhados pelo Brasil, não apenas nas capitais e regiões metropolitanas, mas também no interior e cidades mais distantes dos grandes centros.
A quem se destina o programa Brasil Sorridente?
O programa Brasil Sorridente foi criado para atender a toda a população brasileira, que precise realizar algum tipo de tratamento odontológico e que não tenha condições de pagar por esse tratamento em uma clínica, ou rede particular.
Apesar do programa ser destinado a toda a população, existe uma prioridade para as famílias de baixa renda, ou que estejam em situação de vulnerabilidade social comprovadamente. Estes conseguem realizar agendamentos e atendimentos com prioridade, de acordo com o regulamento do programa social.
Como ser atendido através do programa Brasil Sorridente?
Para que você seja atendido através do programa social Brasil Sorridente, é bem simples. Separamos abaixo um passo a passo, para que você possa ser atendido através deste programa que beneficia inúmeras famílias brasileiras. Confira:
1º Passo: Você deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência, e verificar se tal unidade dispõe deste serviço. Essa unidade pode ser uma Clínica da Família, um posto de saúde, ou até mesmo algum tipo de consultório particular, que possua convênio com o SUS.
2º Passo: Caso a unidade possua esta especialização, você deve solicitar ser inserido no programa.
3º Passo: Separe e tenha em mãos alguns documentos que serão solicitados, como identidade e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, etc. Outros documentos também podem ser solicitados posteriormente, caso a unidade de saúde solicite.
É muito importante ressaltar que não são todas as unidades de saúde, e não são todos os lugares que disponibilizam este programa, por isso, você deve ir na unidade de saúde mais próxima de sua residência e verificar, ou pedir informações do local mais perto que ofereça o programa. Outras informações mais específicas, como por exemplo, como você pode fazer para ter atendimento prioritário, você pode conferir na página oficial do programa no site Gov.br
[elementor-template id=”709″]