Conheça o Programa Auxílio Gás

O que é o Auxílio Gás?

Também conhecido como Vale Gás, é um programa social que, como o próprio nome já remete, tem como objetivo auxiliar no valor a ser pago no botijão do beneficiário, independentemente de onde seja comprado este botijão.

O benefício foi criado em 2001 pelo Governo Federal, com o objetivo de complementar outros benefícios sociais que já eram oferecidos à população, como o bolsa-escola e o bolsa-alimentação.

Como funciona o Auxílio Gás?

Este benefício tem o objetivo de auxiliar as famílias vulneráveis e diminuir os impactos financeiros causados pelo preço cobrado pelos botijões de gás no Brasil, o Auxílio Gás é bastante importante para os seus beneficiários.

O valor do Auxílio Gás é calculado com base na média nacional do preço de um botijão de 13kg, e é analisado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Atualmente, este valor está estabelecido em R$102, que é pago de dois em dois meses, juntamente, com o benefício do bolsa família.

Quais são os principais benefícios do Auxílio Gás?

Acesso ao gás de cozinha – O principal benefício é, justamente, a iniciativa do programa, promover acesso ao gás de cozinha para aqueles que são mais necessitados.

Alívio financeiro – As famílias que recebem o benefício, têm um alívio financeiro, uma vez em que, elas podem economizar de seus salários, de suas rendas, o valor que seria destinado para compra do gás.

Segurança alimentar – Com o benefício do Auxílio Gás, é garantida a segurança alimentar para seus beneficiários, uma vez em que, possuem acesso a uma fonte essencial para cozinhar, com segurança alimentar e nutricional.

Redução das desigualdades – Através do benefício de gás, aquelas famílias que não teriam condições de adquirir um botijão, conseguem acesso ao mesmo, fazendo com que haja um equilíbrio de condições de compra.

Impacto Social – Melhora a qualidade de vida, uma vez em que permite que as famílias possam preparar suas refeições de forma adequada e segura, contribuindo também para saúde e bem-estar.

Estímulo à Economia Local – Ao contribuir financeiramente com estas famílias, o Auxílio Gás contribui também com o comércio local, especialmente, nas áreas onde há um grande consumo do gás.

A quem se destina o programa Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é destinado para famílias que apresentam algum tipo de vulnerabilidade social, onde o valor repassado pelo benefício é essencial para que essas famílias consigam realizar a compra deste item essencial.

Requisitos para receber o Auxílio Gás:

  • Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Possuir renda mensal de até meio salário mínimo;
  • Ser beneficiário do programa Bolsa Família;
  • Ter algum membro na família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Estar apto em outros critérios, que podem ser estabelecidos e solicitados posteriormente pelo governo.

Documentos necessários para o recebimento do Auxílio Gás (através do CadÚnico):

  • Certidão de Nascimento, ou de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), para indígenas.

Como ser atendido e receber o Auxílio Gás?

Para que você saiba corretamente como receber o Auxílio Gás, elaboramos um passo a passo exato. Confira:

Passo 1: Estar de acordo com os critérios estabelecidos pelo governo;

Passo 2: Abra o aplicativo ‘Caixa Tem’, da Caixa Econômica Federal, por meio dele, você terá todo o controle do pagamento deste, e de outros benefícios;

Passo 3: Para sacar, basta ir até uma agência da Caixa, ou a uma lotérica, com o cartão do bolsa família, pois o benefício é pago da mesma forma.

Confira o calendário de pagamentos referentes ao Auxílio Gás

[elementor-template id=”709″]